Projetos e desenhos

Sobre o

CURSO

Curso para principiantes e profissionais que desejam ingressar na área de projetista e desenho, para trabalharem como desenhistas em empresas do segmento de construção civil, mecânica, instalações prediais, industriais ou comerciais ou ainda, para trabalharem como prestadores de serviços em escritórios de engenharia e projetos. É um curso dinâmico com ênfase em desenho e detalhamento de projetos em CAD, legislação, formatação e desenvolvimento de elétrica, hidráulica e estrutura.

Mercado de

Trabalho

O campo de atuação para o engenheiro civil, arquiteto e o técnico, é amplo e não se limita ao escritório. É tão amplo, que no caso da arquitetura e engenharia as atribuições são tratadas em forma de lei, por isto coloco na seqüência apenas um resumo breve.

Um engenheiro civil, por exemplo, é formado para elaborar desde projetos residenciais simples até calcular estruturas complexas em concreto armado, saneamento, construção de pontes, túneis, fiscalização, pode emitir laudos técnicos e por ai vai… O curso tem duração média de cinco anos. É interessante verificar a grade do curso na instituição, existem cursos cujo conteúdo destaca em determinada matéria (ex. com ênfase em hidráulica).

O arquiteto, dentre suas atribuições está à elaboração do projeto de arquitetura e interiores das edificações, projetos de paisagismo, relativos ao patrimônio cultural, tem amplos conhecimentos sobre planejamento urbanístico (ex. loteamentos), projetos relativos ao meio ambiente etc… O curso de arquitetura também tem duração média de cinco anos.

O técnico em edificações atua em parceria com engenheiros e arquitetos, embora haja limites no que diz respeito à responsabilidade técnica, o campo também é bom.
Um técnico será capaz de fazer desenhos topográficos. Locação de obras. Fazer projetos arquitetônicos, estruturas, instalações, prevenção contra incêndio, cabeamento. Faz orçamentos de obras com levantamento de quantitativos e cotação de preços. Acompanha e supervisiona obras dentre outras funções. A duração do curso é variável, de três a seis semestres (um ano e meio a três anos) dependendo da instituição, período e distribuição de carga horária. A lei permite que curse concomitante com o ensino médio.

Do desenhista e design de interiores é esperada plena capacidade de fazer a leitura e interpretação de desenho arquitetônico e civil, bem como condições para desenvolver o projeto. Não é função deste desenhista desenvolver e criar o espaço arquitetônico ou fazer cálculos estruturais, no entanto deve ser capaz, de pegar um rascunho feito por um arquiteto e desenvolver cortes e fachadas a partir dele, bem como saber detalhar um desenho estrutural conforme o calculo e rascunho de um engenheiro. Também é desejável conhecimentos em projetos de instalações, além de ser indispensável que aprenda AutoCAD e muito bem, já que o mercado a muito não aceitado a idéia de desenhos finalizados na prancheta.

Grade

Curricular

01

AutoCAD Mecânico

02

Desenho Arquitetônico

03

3ds Max 2012

Está com dúvida?

Podemos te ajudar

agende agora uma ligação com nosso orientador.

Benefício por tempo limitado

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Bolsa de 75%

Pensando em contribuir com a qualificação de jovens e adultos, a Futura / UNIP está liberando esta bolsa de estudo em caráter emergencial. Este benefício estará disponível até a data informada nesta página.

A futura já formou mais de 3000 alunos ao longo dos 10 anos de atuação na área da educação.

Aproveite esta oportunidade!

Tire suas Dúvidas com o Orientador

×